💬

Chat

Aprenda a usar o chat e a como se livrar de jogadores que estão te perturbando.
Por se tratar de um servidor survival, todos compartilham o mesmo chat. Para ficar de uma forma mais organizada, o chat é dividido em várias categorias para determinada situação.
A partir de agora, irá aparecer muitas vezes a palavra travar. Isso quer dizer que, ao travar em um chat, todas as mensagens que você irá mandar a partir daquele momento, serão enviadas no chat que foi travado.
Toda mensagem enviada aparecerá um identificador na frente para mostrar em que chat aquela mensagem foi enviada, como [g], [l], [m], etc.

TIPOS DE CHATS

Todos os tipos de chat que você pode acessar estarão aqui. Para uma dúvida em um chat específico, você pode consultá-lo mais facilmente na aba esquerda desse tópico, clicando no chat que deseja saber.

CHAT GLOBAL

/g mensagem (mandar mensagem no global sem trocar o seu atual)
Esse chat todos estão lendo tudo o que mandar, então cuidado com o que escreve ali. É rara as vezes que um jogador usa o chat global, pois normalmente usamos o chat local, para conversar com quem está próximo. Mas, se houver necessidade, você pode usar esse chat, é ótimo para pedir ajuda, perguntar algo ou até chamar alguém.
As mensagens por padrão são enviadas no chat local, explicado a seguir, e é necessário usar o comando para mandar mensagens no chat global.
Além disso, por se tratar do chat global, as mensagens enviadas aqui terão uma avaliação mais séria em uma denúncia sobre ofensas ou xingamentos.

CHAT LOCAL

Chat perfeito para conversar com pessoas próximas. Pessoas que estão jogando juntos normalmente usam esse chat pois os demais jogadores não irão conseguir ler as mensagens dali.
Ao mandar uma mensagem nesse chat, pessoas em um raio de 250 blocos irão conseguir ler o que está dizendo.
Não é necessário nenhum comando para mandar mensagens aqui pois esse chat é definido como padrão. Se você estiver travado em um outro tipo de chat, apenas destrave e mande sua mensagem para ir diretamente nas localidades.

CHAT PARTICULAR

/msg nickname mensagem
/tell nickname mensagem
/r mensagem
Essas são as mensagens particulares entre dois jogadores. Independente da distância, as mensagens são recebidas e ninguém além dos receptores poderão ver as mensagens.
O jogador pode usar o comando /tell ou /msg para mandar a mensagem. Já o receptor, ao receber a mensagem no chat, pode clicar em cima da mensagem e já escrever sua resposta automaticamente para uma maior facilidade, ou até digitar /r <mensagem> que a resposta para a mensagem particular será enviada automaticamente.
Caso queira desligar o recebimento de mensagens particulares, use /chat tell.

CHAT DO CLÃ

/clan chat (para travar o chat no chat do clã)
/c <mensagem>
Ativando esse chat, todos do clã irão ver sua mensagem independente de onde está. É ótimo para ser usado se amigos jogam juntos ou durante uma luta, pois se utilizar o local durante uma luta, os adversários também conseguirão ler as mensagens.
As mensagens desse chat irão aparecer em verde, além de aparecer o nome de sua gangue antes do nome e a sua patente.
Essa chat tem preferência. Se ativado, precisa desativa-lo usando o comando /clan chatnovamente
O chat do clã pode também ser compartilhado entre os aliados. Para isso, você precisa ser um líder ou um moderador do clã. Depois basta você usar /clan, ir em configurações do clã, ir em chat e ativar para compartilhar entre os aliados.

CHAT DO CASAMENTO

/marry chat (travar ou destravar o chat do casamento)
Esse chat não vai além de um chat particular entre o casal, é a mesma coisa que usar um tell. Porém, é uma opção válida para os que já se casaram no servidor.

CHAT DA PARTY

/pc mensagem (mandar mensagem para os membros da party)
Após criar ou se juntar em uma party, você pode conversar com os membros independente da posição em que se encontra os jogadores. Para isso, você precisa liberar o chat, melhorando o nível da party.
As party fazem parte do sistema de habilidades do servidor, e você pode ver mais informações e especificamente clicando aqui.

ANTI-PERTURBAÇÃO

Esse é um tópico de extrema importância. Sabemos como um jogador pode perturbar outro, mesmo dentro das regras. Em certos casos, a STAFF não tem direito de punir um jogador por suas condutas, as vezes por não estarem violando as regras, portanto, preparamos alguns comandos que você pode utilizar para diversos casos de perturbação.

IGNORAR UM JOGADOR NO CHAT

/ignorar nickname
Mandar esse comando irá fazer com que toda mensagem enviada pelo indivíduo no seu particular não será exibida.
Lembrando que outros tipos de perturbações podem entrar em algum tópico das regras, então é bom ler as regras antes e se for de fato um jogador infrator, denunciar a STAFF via ticket ou pelo chat PARTICULAR do jogo.

MENÇÕES

Você pode mencionar um jogador ao chamá-lo. Quando for chamar por alguém no chat, é só digitar o nome da pessoa e auto completar usando a tecla TAB.
Não é necessário nenhum comando, como no exemplo abaixo:
/global ei <nome do jogador>, está ai?